Venha dançar Vogue no Sesc Rio Preto nesta sexta, dia 26

Créditos:

A atividade acontece a partir das 19h, na comedoria, e encerra a série de vivências de diferentes estilos de dança realizada às sextas-feiras de janeiro, dentro da programação do Sesc Verão. A entrada é grátis e não é necessária a retirada de ingressos.

O Vogue começou como uma imitação das poses dos modelos das revistas de moda, caracterizando-se por poses de poder, contorções, movimentos de mãos e pernas. A cultura ganhou destaque nos anos 1990 a partir do documentário Paris is Burning, que retratou as drag queens de Nova York, e se popularizou com a apropriação pela cultura pop, com o videoclipe da música Vogue, de Madonna.

No Sesc Rio Preto, quem comanda a atividade é uma equipe vinda Campinas, formada por Ákira Ebony Avalanx, Nayob Avalanx, André Xtravaganza e Gael Ebony. O público irá conhecer a origem do Vogue e aprenderá passos da dança e também poderá sentir como é o clima hoje das chamadas "balls", os bailes onde acontecem as competições de Vogue e desfiles.

"Em sua programação do Sesc Verão, o Sesc Rio Preto abriu espaço para que o público se aproxime da dança, se exercite de maneira prazerosa e divertida. A programação teve como inspiração o resgate de músicas de décadas passadas, partindo dos anos 80 e de culturas corporais que estavam em evidência nesse período", diz Daniela Monte Rosa, técnica de programação. "O Vogue teve uma projeção mundial nos anos 80 e 90 e foi escolhido para compor essa programação pela sua importância para os movimentos culturais de resistência através da dança", pontua.