Como saber quando trocar os pneus do veículo?

by Jornal

É importante saber quando trocar os pneus do veículo porque isso garante a segurança do motorista e dos passageiros. Pneus gastos e desgastados podem ser extremamente perigosos, aumentando o risco de um acidente. Pneus velhos e danificados aumentam a resistência ao rolamento e a distância de frenagem, tornando-os mais propensos a derrapagens e a aquaplanagem, especialmente em condições climáticas adversas.

Além disso, os pneus gastos e irregulares podem causar problemas de direção, pois eles não podem segurar a estrada com firmeza, aumentando, assim, o risco de acidentes.

É igualmente importante notar que pneus velhos e desgastados também causam aumento de consumo de combustível, pois eles trabalham com mais dificuldade para avançar e exigem mais energia.

Grande parte do combustível vai para a direção, enquanto a resistência dos aerofólios ao longo dos lados dos pneus também é significativa. Com pneus velhos, o veículo fica menos eficiente e mais caro em consumo de combustível.

troca de pneus

É importante notar que os pneus Michelin novos em boas condições melhoram o desempenho do carro em vários aspectos. Os pneus modernos têm uma melhor aderência, absorção de choques e resistência ao rolamento.

O que não só reduz o consumo de combustível, como também melhora a estabilidade e o conforto do carro, e pode prolongar a vida do veículo. Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais é importante saber quando trocar os pneus do veículo.

Como saber quando trocar os pneus do veículo?

A seguir, confira como saber quando trocar os pneus do veículo:

1-Visíveis danos externos

Quando os danos externos nos pneus do seu veículo começarem a se tornar visíveis, isso é um sinal de que você precisa trocar os pneus. Os principais danos externos a serem procurados incluem cortes profundos, rasgos, furos, bolhas, ferrugem ou qualquer outro dano que possa ter ocorrido durante o uso.

2- Uso excessivo

É importante verificar os pneus periodicamente para ver se a profundidade dos sulcos está sendo afetada pelo uso excessivo. O nível ideal de profundidade dos sulcos dos pneus é de 4,8 milímetros. Se a profundidade for inferior a 3 milímetros, isso indica que o pneu precisa com urgência trocar os pneus.

3. Desgaste irregular

Outro sinal de que o pneu pode estar desgastado a ponto de precisar ser substituído é um desgaste irregular que ocorre nas quatro rodas do veículo. Esta condição significa que o desgaste não é uniforme e um lado da roda pode estar mais desgastado do que o outro, indicando que as rodas se desgastaram.

4. Estado deteriorado

Se os pneus estiverem envelhecendo e seu estado estiver se deteriorando acentuadamente, isso também é um sinal de que eles precisam ser substituídos. Quando os pneus se deterioram, sua resistência, sua capacidade de segurar a estrada e manter a segurança e o equilíbrio do veículo pode ser comprometida.

5. Ondulações

Ondulações na superfície dos pneus também é uma indicação de que eles precisam ser substituídos. Essas ondulações são causadas pelo fato de que quando os pneus se desgastam, as ranhuras (características feitas na superfície da borracha para melhorar sua tração em superfícies úmidas) perdem seu efeito, fazendo com que o pneu começa a ondular acentuadamente.

marcas de pneu para carro

6. Direção errada

Se o desgaste dos pneus não for uniforme nos quatro lados do veículo e estiver se desgastando de uma direção específica, isso pode indicar que os pneus estão sendo usados na direção errada. A direção em que os pneus são usados faz com que eles se desgastam um pouco mais em determinadas áreas e, se isso não for verificado, pode ser extremamente perigoso.

7. Idade

O último sinal de que precisam trocar os pneus é a sua idade. Com o tempo, mesmo que os pneus não estejam sendo usados ​​excessivamente ou exibindo algum tipo de dano, eles ainda perderão sua habilidade de resistir ao desgaste com o passar do tempo.

Assim, mesmo se os pneus do seu veículo não apresentarem nenhum sinal visível de uso ou desgaste, eles ainda podem precisar ser substituídos após atingirem uma certa idade.

Ao contrário do desgaste exterior específico, que depende das condições de uso, a idade dos pneus é determinada geralmente considerando cinco anos como um período ideal para trocar os pneus.

marcas de pneu nacionais

Quais as dicas para trocar os pneus por novos?

A seguir, confira algumas dicas especiais para comprar pneus novos na Griffe para o seu veículo:

1. Defina suas necessidades: antes de tudo, é importante identificar o que você realmente precisa. Estabeleça o que é mais importante para você entre segurança, precisão, durabilidade, consumo de combustível e custo. Isso pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada.

2. Leia a placa de identificação do veículo: verifique a placa da sua suspensão para descobrir o tamanho da roda e quais pneus contêm o seu modelo aprovado para a melhor performance.

3. Pergunte sobre qualidade: procure por marcas conhecidas e pneus de alto nível para garantir segurança ao conduzir. Seu revendedor deve ser capaz de te oferecer uma variedade de opções.

4. Compare preços: diferentes vendedores dão preços diferentes na hora de trocar os pneus. Faça um preço adequado selecionando o melhor equilíbrio entre preço e qualidade.

5. Faça uma verificação de pneus: verifique quantas vezes os pneus foram usados, se houve algum dano, se alguém já os reparou ou reparou-os.

6. Verifique a data de fabricação do pneu: os fabricantes costumam marcar os pneus com uma data de fabricação. Isso lhe dá uma ideia de quão antigos são os pneus. Procure por um pneu recente na hora de trocar os pneus.

7. Verifique a pressão e o nível de óleo dos pneus: uma pressão insuficiente pode afetar seu carro e reduzir seu rendimento. Verifique se o nível de óleo dos pneus está de acordo com o recomendado.

Como saber quando trocar os pneus do veículo?

8. Verifique se há garantia: sempre pergunte se o revendedor oferece alguma garantia para os pneus, pois isso pode ajudar a salvaguardar contra quaisquer problemas futuros.

9. Compare com as recomendações do fabricante: A maioria dos fabricantes de veículos emitirá algumas recomendações de pneus específicas. Siga as recomendações de forma apropriada.

10. Terceiros vendedores tem boas opções: também considere a possibilidade de obter seus pneus de um terceiro vendedor, pois eles às vezes oferecem preços mais baixos. No entanto, certifique-se de que a qualidade dos pneus ainda seja aceitável.

Talvez possa te interessar:

Todos os direitos reservados