Bombas de incêndio: ABSpk destaca a importância do teste e manutenção constante para a prevenção de incidentes

Créditos: Divulgação

Sabendo a necessidade da correta instalação e manutenção dos sprinklers, a Associação Brasileira de Sprinklers lançou o Manual de Inspeção, Teste e Manutenção do Sistema de Sprinklers.

O Manual é fruto de um trabalho feito pela ABSpk em 2018, através de 6 meses de inspeções em 10 empreendimentos, sendo 5 edifícios corporativos e cinco galpões logísticos.

"Através destas inspeções, percebemos um nível extremamente insatisfatório no que se refere à ITM. O ponto mais importante que observamos é que os operadores responsáveis pelas edificações eram carentes de um roteiro a seguir, para que se pudesse manter as condições ideais para o funcionamento do sistema de sprinklers.", afirma José Carlos Paiva, gerente executivo da ABSpk.

O Manual de ITM é baseado na NFPA 25, cujo objetivo principal é informar a todos os interessados e responsáveis (proprietários, administradores e inquilinos) quais são as medidas mínimas de ITM para que um sistema de sprinklers, em caso de incêndio, funcione adequadamente.

O conteúdo foi apresentado por meio de um webinar, promovido pela associação para responder as principais questões no assunto.

O webinar está disponível na íntegra no canal da associação, no YouTube.

Sobre a ABSpk

A Associação Brasileira de Sprinklers, fundada no início de 2011, nasceu com o objetivo básico de fomentar o uso de sprinklers no mercado nacional.

Sua função é promover a discussão, bem como implementar ações, no intuito de que todo sistema de sprinkler, projetado, instalado e mantido, no Brasil, seja tratado de maneira técnica, profissional e ética, uma vez que riscos à vida e ao patrimônio estão diretamente relacionados à correta implementação de equipamentos nos diversos tipos de empreendimentos e finalidades/uso da área protegida.