Cultura lança programação do mês da Consciência Negra

Créditos: Anderson Carvalho

Com o propósito de ter uma ação de valorização de cultura negra, muito além do dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura, organizou para este ano, um mês de programação dedicado à cultura negra que começa neste sábado, dia 3 de novembro e vai até o dia 9 de dezembro. Todas as atividades terão entrada gratuita.

O primeiro evento que abre a programação será o U-Terreiro, um encontro que contará com Samba de Partido Alto Oná Imó, Capoeira de Angola com Besouro Cordão de Ouro, intervenção de Dança (Dtr), discotecagem de Vinil (Black Music) e a poesia com o Sarau Protesto, de Franca/SP, com o Mestre Griot, Carlos de Assumpção. O evento tem coordenação de Taroba e acontece no Espaço Cultural Cafundó, neste sábado, dia 3, à partir das 16h, com entrada gratuita.

A programação estendida do mês da Consciência Negra, tem como missão dar território à diversidade das expressões culturais da comunidade negra, dos coletivos e artistas independentes da cidade, voltados a este universo. Para isso, os artistas foram convidados pela Secretaria de Cultura para trazer trabalhos que já estavam desenvolvendo, ampliá-los, distribuir essa programação pela cidade e participar de um grande encontro da cultura negra, que acontecerá no dia 16 de novembro, a Noite Preta.

A Noite Preta acontecerá no Complexo Swift, das 18h às 23h59, ocupando diversos espaços e terá quase 30 participações e intervenções. As apresentações começam às 19h com Batuqueiros da Vila no mezanino, às 20h30 tem encontro do Obará Bloco Afro, as Valquírias, Terno de Congada Chapéus de Fitas no estacionamento da Swift e às 21h começa uma maratona de apresentações no formato pocket show. São elas: Terno de Congada, Poesia Pretas PalaBRas, Cia Procuru, Texto com Ícaro Negroni, Dança Ritualística (Kauê e Pai Alan), Cia Dindara, Texto com Gisele Lançoni, Poesia João Paulo. O encerramento será no Teatro Paulo Moura com Obará, As Valquírias e Terno de Congada, levando o público para fora e às 22h20 tem show Os RioPretanos no mezanino. 

Durante todo o evento haverá Mostra de Artesanato, Exposição Aristides dos Santos, Food Trucks e Baiana do Acarajé. A programação conta com parceria da Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.