Hibernação no inverno: Uma contra-indicação para os seres humanos

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Victor Hugo Cavalcante: Primeiramente muito obrigado por nos conceder esta entrevista e gostaria de começar perguntando: Sabe-se bem que, com o frio, a preguiça vem e, assim,  a vontade de ficar embaixo das cobertas, assistir um filme e comer algo não saudável acaba sendo uma escolha, mas afinal, exite um porque (além da preguiça e do frio) das pessoas preferirem se exercitar mais nas épocas quentes do que no frio?

Muito obrigado pelo convite. No frio nosso corpo precisa de gastar mais calorias para manter a nossa temperatura normalizada, e isso gera o aumento de apetite, e quando não temos o hábito de comer bem e equilibrado, a mente acaba pedindo mais besteiras do que alimentos saudáveis. O frio também leva a gente a querer se manter aquecido, e quando estamos confortável, o nosso Sistema Nervoso Central sinaliza para nós que estamos bem e também um sentimento de prazer, ai vem a preguiça. Por isso precisamos ter disciplina para levantar e se exercitar, para não perder nossa massa muscular, preservar a saúde dos ossos e articulações, fazer a manutenção do nosso peso, por isso muitos reclamam de dores no frio, pela falta de exercícios.

Victor Hugo Cavalcante: Quais as diferenças que há entre se exercitar na academia nas épocas de Verão e nas épocas frias do Inverno? No inverno quais são os exercícios mais comuns que são passados pelos personais trainers?

No treinamento não muda muita coisa, apenas aumenta-se o tempo de aquecimento para melhorar a circulação e preparar o corpo para o treino, assim evitamos lesões. Porque no frio nossas articulações e músculos precisam de um aumento de circulação sanguínea, já que no frio nossos vasos sanguíneos ficam em vasoconstrição, dificultando a circulação sanguínea. E na época de verão tem um aumento de fluxo de pessoas, porque a maioria se prepara para uma viagem para praia ou carnaval, e querem estar bem.

Victor Hugo Cavalcante: Quais os benefícios de se praticar exercício no inverno e como estes benefícios se compara ao se exercitar no verão? Por quê?

Praticar exercícios tanto no frio como no verão oferece uma melhora da saúde e composição corporal, diminuindo o percentual de gordura e aumentando a massa muscular, e todo esse processo leva tempo e paciência, por isso não devemos parar, mesmo no frio. Lembrando também que quanto mais massa muscular possuímos, maior é nosso gasto calórico diário para sustentar essa massa muscular, e massa muscular oferece uma melhora da saúde e melhor aproveitamento dos nutrientes, sem contar na melhora da saúde óssea e prevenção contra muitas doenças, como osteoporose, sarcopenia, hipertensão, diabetes, depressão, entre outras.

Victor Hugo Cavalcante: Quais os cuidados que temos que ter ao se exercitar no inverno e por quê? E quais as roupas mais adequadas ao se fazer atividades físicas no inverno? Por quê?

Devemos tomar cuidado no aquecimento, ele é necessário antes de iniciar o treino com pesos, assim você evita lesões. O ideal é 10 a 15 minutos de aeróbico (esteira, bicicleta ou elíptico) antes de começar a levantar pesos, em uma intensidade baixa. Também devemos nos atentar a hidratação, beber muita água para manter a nossa saúde e bom funcionamento do organismo, água é essencial para o corpo, já que nosso corpo é composto por cerca de 80% de água, e sem água ficamos debilitados e prejudicamos nosso funcionamento renal e aumentamos nossa retenção de líquidos, fazendo com que nosso peso aumente, e quanto menos água bebemos, mais líquido a gente retém, e quanto mais bebemos, mais água eliminamos e nosso rim funcionará melhor. As roupas devem ser mais fechadas para se manter aquecido, e conforme o corpo for esquentando pode tirar a blusa de frio e continuar. Não é indicado começar o treino com roupas abertas, porque assim nosso corpo não estará aquecido o suficiente.

Victor Hugo Cavalcante: Algumas pessoas acham que ao fazer exercícios no calor do verão gastarão mais calorias do que no inverno, mas isso se mostra inverídico, explique para a gente do porque existe esta concepção falsa de que exercício + calor (Verão) = Queima de calorias.

Na realidade nosso corpo queima mais calorias no inverno para manter nossa temperatura corporal, aliado ao treinamento esse gasto calórico é ainda maior, e nossa demanda energética também é aumentada, podendo comer um pouco mais. Essa confusão acontece porque no calor transpiramos mais, e com isso tem uma desidratação maior, então perdemos um peso de água, e logo quando a gente se hidrata esse peso volta.

Victor Hugo Cavalcante: Uma pessoa que pretende começar a ir para a academia deveria começar em que época do ano? E por quê?

Qualquer época do ano é ideal para começar, nunca é tarde ou muito cedo para começar a se cuidar.

Victor Hugo Cavalcante: Existe alguma diferença entre o suor devido as atividade físicas no inverno e no verão? Afinal, suar significa realmente a queima de calorias? Por quê?

No verão transpiramos mais, então eliminamos mais líquidos e liberamos mais calor, no frio preservamos nossa temperatura e transpiramos menos, mas a única diferença é que excesso de transpiração eliminamos muito líquidos e minerais, desidratando, então precisamos nos hidratar bem e comer muitas frutas, legumes, verduras, carne magra, cerais e tubérculos para fornecer nutrientes suficientes para nossa saúde e desenvolvimento muscular. Suor não significa queimar mais calorias, apenas eliminação de líquidos, o gasto energético esta ligado com o volume e intensidade do seu treino.