Evento esportivo do Sesc traz grandes nomes a Rio Preto em setembro

Créditos:

De 20 a 23 de setembro o Sesc Rio Preto realiza o MOVER (encontro de atividades físico-esportivas) evento que apresenta palestras, oficinas e debates que pretendem contribuir com a formação e o aprimoramento de profissionais e estudantes da área de educação física. O tema escolhido para esta edição é o Prazer e o Movimento Humano. Para compor a programação, foram convidados alguns nomes de destaque do esporte nacional: Rafaela Silva, judoca e campeã olímpica, Laís Souza, ex-ginasta, Waldemar Niclevicz, escalador e montanhista(primeiro brasileiro a atingir o topo do Everest, maior montanha do mundo) entre outros profissionais.

"A sensação agradável de fazer exercícios físicos e esportivos é um aliado importante para despertar o interesse e a permanência das pessoas na prática, sendo responsável por benefícios no bem estar físico e psicológico. O intuito do MOVER, realizado desde 2011, é promover reflexões e vivências que auxiliem na ampliação do olhar a respeito da temática e na formação de estudantes e profissionais de educação física", afirma Daniela Monte Rosa, supervisora de programação do Sesc Rio Preto. A abordagem deste assunto será feita por meio de convidados e ações que integram a realização das atividades físicas e sua regularidade à satisfação em fazê-las.

Para participar das atividades (palestra, bate-papo, painel de debates e oficinas) as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Rio Preto e custam: Grátis (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes - credencial plena); R$ 5,00 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante) e R$ 10,00 (público em geral). (valor por atividade). O público em geral também pode participar.

Confira a programação completa: 

INTERVENÇÃO

CONTÁGIO

Com Vanessa Cornélio e David Balt.

A performance traz reflexões sobre a convivência entre o corpo, o movimento e recursos tecnológicos.

Dia 20, quarta, 19h.

Teatro. 228 lugares. Grátis.


PALESTRA

O PRAZER COMO MOLA PROPULSORA DA SUPERAÇÃO

Com Waldemar Niclevicz, escalador e montanhista.

Não se escala o Everest por obrigação ou em busca de recompensas. O ponto de partida é o prazer ocasionado pela conquista desse feito. Inspire-se com o primeiro brasileiro a atingir o topo da maior montanha do mundo.

Dia 20, quarta, 19h às 22h.

Teatro. 228 lugares.


PAINEL DE DEBATES

DISSEMINANDO O PRAZER NA PRÁTICA FÍSICO-ESPORTIVA

Com Geraldo Bernardes, técnico de judô do Instituto Reação, Cristiano Parente, eleito o melhor personal trainer do mundo em 2014  Mediação: Luiz Eduardo R. Coelho (Gerência de Desenvolvimento Físico - Esportivo do Sesc São Paulo).

Os profissionais debatem a importância de criar estratégias para que praticantes e atletas obtenham o máximo dos benefícios da prática de atividades físicas e esportivas.

Dia 21, quinta, 19h às 22h.

Área de Convivência. 250 lugares.


BATE-PAPO

ASPECTOS PSICOBIOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS DO PRAZER NAS PRÁTICAS FÍSICO-ESPORTIVAS

Com João Ricardo Cozac, presidente da Associação Paulista de Psicologia Desportiva e Paula Korsakas (USP). Mediação: Ricardo Capriotti, jornalista esportivo.

É sabido que a prática de esportes e/ou atividades físicas regulares liberam substâncias intimamente relacionadas à sensação de prazer. Mas, como observar corretamente se essa relação prazerosa com os exercícios está ocorrendo?

Dia 21, quinta, 19h às 22h.

Teatro. 228 lugares.


OFICINA

EBA! HORA DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

Com Fernanda Pedrosa, educadora nota 10 - Fundação Victor Civita.

Relato prático de quem conseguiu resgatar o prazer pela prática da educação física escolar, ampliando as possibilidades por meio de metodologias pedagógicas muito interessantes.

Dia 22, sexta, 19h às 22h.

Área de Convivência. 250 lugares.


DISCIPLINA, SUOR,

PERSEVERANÇA E PRAZER... TUDO JUNTO E MISTURADO

Com Geraldo Bernardes, técnico de judô do Instituto Reação.

Quem disse que prazer é avesso à dedicação, persistência e exaustão? Geraldo treinou e ainda treina grandes atletas do judô brasileiro, sem perder de vista a satisfação em praticar a modalidade. Ele demonstra como garantir uma boa relação mesmo com exercícios mais intensos.

Dia 22, sexta, 19h às 22h.

Expressão Corporal I. 50 lugares.


TREINAMENTO PERSONALIZADO, FAÇA DIFERENTE!

Com Ana Cristina Huber, melhor personal trainer do Brasil, em 2016.

Um bom planejamento e prática de treinamento personalizado requer atenção a detalhes que vão além dos princípios do treinamento e da técnica, é preciso conquistar o aluno para iniciar e se manter na prática regular de exercícios, com variedade e satisfação.

Dia 22, sexta, 19h às 22h.

Expressão Corporal II. 50 lugares.


RELAÇÃO CORPO X PRAZER X MOVIMENTO

Com Tuca Munhoz, ativista dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Laís Souza (ex-ginasta). Mediação: Paulo H. Verardi (Sesc São Carlos).

O movimento proporciona prazer ao corpo e à mente, independente de sua técnica ou refinamento.

Dia 22, sexta, 19h às 22h.

Teatro. 228 lugares.


O PRAZER EM TREINAR

Com a judoca e campeã Olímpica Rafaela Silva.

O prazer em praticar uma determinada modalidade esportiva pode te levar ao ponto de se profissionalizar, mas, diante de tantas pressões, como manter viva a paixão pelo que se faz?

Dia 23, sábado, 10h às 12h.

Área de Convivência. 100 lugares.


ESPORTE JOVEM - EXERCÍCIO FÍSICO E ESPORTES

Com técnicos do Sesc São Paulo.

Demonstração e vivências de métodos elaborados para o público jovem, com o objetivo de despertar o interesse pelas modalidades esportivas.

Dia 23, sábado, 14h às 17h.

Área de Convivência. 100 lugares.