Daniel Santiago lança álbum com participações especiais

Créditos: André Maya

O guitarrista, compositor e multi-instrumentista Daniel Santiago vem construindo uma sólida e prolífica carreira por mais de duas décadas, através do lançamento de discos solo e inúmeras colaborações com peso-pesados da música, entre eles Milton Nascimento, João Bosco, Ivan Lins e Hamilton de Holanda, com quem gravou vários álbuns e juntos foram indicados a quatro Grammy Awards consecutivos.

Santiago se destacou também como produtor e compositor da banda O Teatro Mágico.

Song For Tomorrow é seu quinto registro de estúdio e traz uma notável lista de convidados especiais, que conta com Eric Clapton, Joshua Redman, Aaron Parks, Pedro Martins e Kurt Rosenwinkel, que assume também o posto de produtor do álbum.

As gravações começaram em fevereiro de 2020, em Berlim (Alemanha), mas com a chegada da pandemia tiveram que seguir de forma remota, respeitando as regras de distanciamento social vigentes até o momento.

"Song For Tomorrow remonta a minha infância. A música à minha volta nos anos 80. O Clube da Esquina e toda MPB, os discos de rock pós-Rock in Rio, o rock daqui de Brasília, o synth pop europeu que minha mãe ouvia no carro, o violão embaixo do bloco na Asa Norte. Mas, sobretudo, resgata minha relação com a música antes de me tornar músico. Tipo a sensação do meu pai cantando Fazenda, do Nelson Angelo, pra eu dormir, minha mãe curtindo Voyage Voyage ou alguma música do Duran Duran no rádio; ou meus primos ouvindo Pink Floyd, Led Zeppelin, Cream e Dire Straits." conta Daniel.

O projeto teve início a partir de um encontro inusitado.

"Sempre sonhei em trabalhar com o Kurt Rosenwinkel, hoje um dos guitarristas mais influentes do jazz e um dos meus grandes ídolos tanto como instrumentista como compositor. Quando participei do Crossroads Guitar Festival 2019, tive a chance de conhecê-lo pessoalmente por meio do meu conterrâneo e grande amigo Pedro Martins. O interessante nisso tudo é que fui eu que apresentei a música do Kurt pro Pedro e, depois de mais de 10 anos, o Pedro me apresentou ao Kurt em pessoa e foi o Kurt que me conectou ao Eric Clapton.".

Através de Song For Tomorrow, Daniel Santiago pretende valorizar a importância do convívio, da amizade e da atenção para com o próximo.

Esperança no amor como antídoto para o mundo individualizado de hoje.

"Este é um álbum de um eterno sonhador." completa ele.