Randy Burns é entrevistado de estreia do canal Heavy Culture em abril

Créditos: Divulgação

A primeira entrevista de abril do canal Heavy Culture contou com um convidado muito especial: Randy Burns.

O lendário produtor americano possui um currículo extenso e é um dos nomes mais lembrados entre os fãs de Heavy Metal, tendo produzido álbuns clássicos como Peace Sells... but Who's Buying? (Megadeth), Scream Bloody Gore (Death), Game Over e Handle With Care (Nuclear Assault), Suicidal Tendencies (Suicidal Tendencies), Extreme Aggression (Kreator) e Darkness Descends (Dark Angel).

Embora década de 1990 em diante tenha trabalho com poucas bandas, ele contou no bate-papo que está voltando ao circuito e está trabalhando com o M.O.D., banda de Billy Milano (S.O.D.).

Burns, hoje com 66 anos de idade, iniciou sua jornada pelo mundo da música no início da década de 1980, trabalhando como engenheiro de som para bandas punk de Los Angeles, estreando com a produção da coletânea Hell Comes To Your House, que trazia Social Distortion, Redd Kross, Christian Death, dentre outras bandas locais.

Com o respaldo apresentado no bolachão, o produtor foi chamado pelo Suicidal Tendencies, assinando a produção do primeiro disco dos californianos.

A partir daí os trabalhos começaram a surgir rapidamente, principalmente quando Steve Sinclair, da Combat Records, o chamou para produzir o debut do emergente Possessed, Seven Churches.

O resto é história, agora revisitada pelo Heavy Culture.

No bate-papo realizado com Jay Kay e Miguel Martins, o produtor contou alguns causos naqueles incríveis anos vividos na década de 1980 e início de 1990, quando pôde trabalhar em álbuns que se tornariam verdadeiros clássicos.

Ele também contou que chegou a tocar em algumas bandas como guitarrista, inclusive formando uma com a própria namorada, o que o levou a comprar algum equipamento para gravar as próprias demos.

Ao mesmo tempo, ele iniciou a produzir bandas de amigos e seu nome vai crescendo, chegando até a mencionada coletânea.

Randy Burns também teceu comentários e curiosidades sobre os seguintes álbuns que trabalhou:

Extreme Aggression, Seven Churches, Scream Bloody Gore, Darkness Descends e Handle With Care.

Por fim, a equipe do Heavy Culture questiona sobre quem inventou o Death Metal?

Possessed ou Death? A resposta estava na ponta da língua:

"Possessed. Eu acho que eles foram os primeiros, então eu acho que foi definitivamente com Seven Churches... você pode argumentar que ainda não é Death Metal, mas você sabe, é claro que o Death é um pouco diferente, mas Seven Churches estava lá primeiro, essa é a minha opinião sobre isso.".