Princesas da Disney ganham nova roupagem em editorial de tirar o fôlego

Créditos: Jorge Luiz Garcia

2021 chegou com a expectativa do lançamento da próxima live-action da Disney, A Pequena Sereia. Um clássico!

Dessa vez a protagonista será preta e nós amamos, CLARO, afinal, estamos debatendo há um tempão sobre a importância da representatividade.

A escolhida para interpretar a famosa Ariel foi, Halle Bailey, uma jovem afro-americana que já traz em sua bagagem a série cômica Grown-ish, derivada de Black-ish, além de formar com sua irmã,  o duo Chloe x Halle, que foi um sucesso incrível em 2020. Poderosa, né?

Vale lembrar que o movimento de princesas pretas começou há pouco tempo.

A primeira produção da Disney protagonizada por uma foi apenas em 2009, no filme A Princesa e o Sapo, com a personagem Tiana.

Princesas da Disney sempre fizeram sucesso com o público infantil e adulto desde a década de 30, quando surgiu a Rainha da Primavera, um curta-metragem que seria uma espécie de teste para desenvolver o principal projeto dos estúdios Disney, a Branca de Neve e os Sete Anões.

De lá para cá muitas outras surgiram e fazem sucesso com todos os públicos.  

"Muitas homenagens e reproduções desse universo já foram realizadas. Todo mundo provavelmente já viu com computação gráfica e até modelos adultas, em produções internacionais, mas com modelos infantis pretas, no Brasil, é raridade", lembra a produtora de moda da agência de modelos Max Fama, Cayhh Souza.

"Podemos falar que somos pioneiros. Em 2017 fizemos um editorial nesse estilo e decidimos fazer esse novo ensaio fotográfico para reafirmar o nosso compromisso na abordagem desse tema tão importante", finaliza.

É de extrema importância que as nossas crianças se sintam representadas, e é sempre importante reforçar, para que deixe de ser uma exceção e se torne uma regra.

As nossas crianças podem, e devem, se sentir com poder. Com poder de escolha. E isso só acontece quando é ensinado que ela pode ser e fazer o que quiser.

Esse poder ganhou força nos últimos anos com a palavra "empoderar", que tem um significado muito importante.

Os dicionários definem "empoderar" como: conceder ou conseguir poder; obter mais poder; tornar-se ainda mais poderoso (Dicionário Online de Português) ou a ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões; de consciência social, dos direitos sociais ou conscientização; criação; socialização do poder entre os cidadãos, conquista da condição e da capacidade de participação; inclusão social e exercício da cidadania (Dicionário Informal).

Muita coisa mudou com o passar do tempo. Os espaços estão sendo conquistados e devemos encorajar cada vez mais os nossos pequenos.

Por isso, a agência de modelos Max Fama fez  um lindo trabalho para você se divertir, se identificar, se encorajar e morrer de amor.

Além da Ariel, você também vê por aqui a Cinderela, a Rapunzel, a Anna (Frozen) e a Elsa.

Confira o editorial no Facebook!