SESC Belenzinho promove série sobre Circo

Créditos: Julio Leão

Até o dia 27 de janeiro de 2021, sempre às quartas-feiras, o SESC Belenzinho exibe a série Conhecendo o Circo, nos perfis do Facebook e Instagram.

Participam do projeto a Cia Singular, o coletivo Rainhas do Radiador e a Trupe DuNavô, artistas circenses que há anos se dedicam à pesquisa da palhaçaria em união com outras técnicas circenses como acrobacias, ventriloquia, ilusionismo, luta livre, grammelot, entre outras.

Criado exclusivamente para as redes sociais da unidade, Conhecendo o Circo é uma espécie de glossário, em que o público será convidado a conhecer mais do universo das artes circenses por meio de vídeos divertidos, explicando cada uma das técnicas e artifícios usados para compor uma obra circense.

Desde a história de cada técnica, passando por seus níveis de dificuldade e elementos de processos criativos, o projeto apresenta ao público o vigor desses artistas em cena e nos bastidores, sensibilizando a população e criando identificação com a diversidade técnica que compõe o Circo como linguagem.

"A ideia é surpreender o público por diversos ângulos, demonstrando como cada um dos grupos atua com as técnicas com as quais se identifica. Esperamos ampliar o repertório da população e a compreensão sobre essa manifestação artística que é o Circo, ressaltando sua importância para a sociedade", comentam Cia Singular, Rainhas do Radiador e Trupe DuNavô.

A Cia Singular, formada por Dario França e Fernando Proença, pesquisa há mais de dez anos a comicidade e a linguagem popular do Palhaço, transitando pela mágica, ventriloquia, música e malabares.

O grupo trará vídeos que exploram a história e as técnicas da ventriloquia e do malabares.

Já o coletivo Rainhas do Radiador, formado por Loi Lima, Aline Hernandes e Ana Pessoa, que tem a palhaçaria e comicidade física feminina como fio condutor de sua pesquisa, apresentará as técnicas de Acrobacia Cômica, Tecido Cômico, Monociclo e Luta Livre, especialidade que ficou famosa na década de 1980 com o grupo Gigantes do Ringue.

O grupo contará com a participação de Geisa Helena, palhaça, Cleciane Tomé, Cinegrafista e ilustrações de Juliana Ketendjian.

A Trupe DuNavô, formada por Gabi Zanola, Gis Pereira, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, pesquisa a linguagem da palhaçaria há mais de dez anos, utilizando o espaço urbano e a interação que se estabelece entre o palhaço e as pessoas nesse contexto, como matéria prima de seus processos de criação.

O grupo apresentará vídeos abordando a Dramaturgia, a técnica de Grammelot, Palhaçaria Feminina e Música na palhaçaria, com edição de André Grynwask.