Estudantes botam a Mão na Massa na UniCesumar

Créditos:

Victor Hugo Cavalcante: Primeiramente muito obrigado por nos conceder esta entrevista e gostaria de começar com a seguinte pergunta: Você será a única representante de Santa Catarina no reality gastronômico Mão na Massa, que será realizado entre 26 de fevereiro e 2 de março, no campus de Maringá da Unicesumar, no noroeste do Paraná onde concorrerá com outros 23 participantes, todos acadêmicos de gastronomia sendo a caçula, afinal como você tá reagindo a isto e ao fato de ser a mais nova do grupo escolhido? Você acredita que idade pode interferir em algo nos seus resultados nesta competição? Por quê?

Maria Luiza Hacke: O Reality é para mim um sonho quando fiz a inscrição jamais imaginava que eu estaria entre os 24 escolhidos. Sobre ser a caçula o frio na barriga é maior pois além de competir com grandes chefs todos os participantes tem mais experiência na cozinha isso faz com que a adrenalina aumente.

Segundo matéria veiculado no Folk, você tentou outros caminhos, chegando até cursar um semestre de Comércio Exterior. Mas a paixão pela cozinha foi mais forte. Afinal como surgiu esta ideia de trocar comércio exterior por gastronomia e como começou esta relação entre Luiza Hacke e Gastronomia?

Minha relação com a gastronomia sempre existiu minha mãe é cozinheira, então aprendi com ela o amor pela profissão. Sempre foi um grande desejo cursar gastronomia, mais devido ao auto custo do curso acabei deixando o sonho na gaveta. Foi então que surgiu o comércio exterior. Cursei dois semestres, mais eu não estava feliz com o curso pois não conseguia me ver trabalhando na área. Foi então que conversando com o meu professor do curso de inglês ele comentou sobre uma universidade que oferece o curso de gastronomia a distância a UniCesumar através dele conheci a instituição e o curso e foi amor a primeira vista nem pensei duas vezes larguei o comércio exterior e comecei a cursar gastronomia.

Quais são seus chef's de cozinha favoritos e que te inspiram?

Admiro muito o trabalho de vários Chef's porém não posso deixar de citar como principais admirações os Chef's Massimo Bottura e Paola Carosella.

Qual sua principal influência e inspiração na cozinha do trabalho e na caseira?

Minha inspiração vem do amor pelo alimento sempre penso que temos que fazer o melhor com os ingredientes. Pois eles são as estrelas de um grande prato.

Entre os nomes confirmados para dar aulas e julgar os competidores está o chef Lucas Corazza, confeiteiro e jurado do programa Que Seja Doce, da GNT e professor da disciplina de feitaria Clássica e Brasileira do curso de gastronomia da Unicesumar. Você é mais apegada a cozinha doce ou salgada? E qual você tem mais facilidade de mexer?

Amo os doces e me sinto mais confortável na cozinha salgada.

Os integrantes das três melhores equipes receberão premiações especiais e os membros da equipe campeã ganharão bolsa integral para um dos dois cursos de pós-graduação em Gastronomia da Unicesumar: Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão estratégica em Negócios Gastronômicos, além de também ganhar mais experiências no ramo gastronômico, para você, qual seria a maior experiência neste ramo que desejaria aprender a fazer? Porquê?

Embora, como já dito anteriormente, ame os doces me sinto mais confortável na cozinha salgada. Portanto quero aprender mais sobre a confeitaria.

Quais são suas principais expectativas para o reality show?

Acredito que o reality vai trazer uma bagagem incrível de novos conhecimentos e amizades. Eu sinto que o maior prêmio já conquistei que é participar do reality Mão na Massa.

Vinte e quatro estudantes de Gastronomia da Unicesumar vão disputar o reality Mão na Massa. Os competidores são alunos dos polos de Educação a Distância (EAD) de 12 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de acadêmicos de dois campi da instituição no Paraná, de Maringá e Ponta Grossa. Você acha que pelas diferentes regiões dos competidores a disputa pode ficar muito acirrada?

A disputa com toda certeza será muito acirrada, pois só tem gente talentosa. Acredito que a diversidade cultural do reality vai ser mais um diferencial da competição.

Se pudesse cozinhar ao lado de um chef famoso quem seria? Por quê?

Como dito anteriormente, admiro muito o trabalho da chef Paola Carosella, portanto ela seria a minha escolha.

O que significa gastronomia para você?

Gastronomia para mim significa amor e dedicação.