Do Wattpad para o mercado editorial: Relatos de uma autora nacional

Créditos: Divulgação

O aplicativo Wattpad, nos últimos anos, tem evoluído cada vez mais como um lugar para novos escritores publicarem suas histórias e encontrarem um público fiel.

A ferramenta é um ótimo lugar para interagir com os leitores, mas muitos autores que publicam de forma independente no aplicativo ainda tem o sonho de possuírem seus livros lançados por uma editora e, principalmente, em uma obra física.

Esse é o caso da escritora Aline Silvestri, que em entrevista nos contou como tem sido sua experiência de migrar da rede social para o mercado editorial.

"Esse contato direto que o Wattpad proporciona entre quem escreve e quem lê, é uma das melhores coisas e com certeza o que mais me chamou a atenção na plataforma", ela afirma.

A autora publicou inicialmente duas histórias no aplicativo, para só então enviá-las para as editoras.

Quanto a como tem sido ter seu livro sendo manejado por uma editora, ela diz:

"Quando estamos em uma casa editorial, é como estar em casa mesmo. Os editores, revisores, preparadores, enfim, toda a equipe, é como uma família.".

Ainda, a escritora explicou um pouco sobre porque tomou a decisão de tentar migrar da plataforma para o mercado editorial:

"Quando as pessoas descobrem que sou escritora, a primeira coisa que pedem é onde encontrar o livro, daí quando você fala que publica online, é perceptível a decepção.".

Sobre essa espécie de preconceito que alguns leitores têm com as plataformas online de publicação independente, ela completa:

"É como se o fato de o livro não ser algo físico, que as pessoas podem tocar, comprar e levar para casa te desmerecesse como escritor, o que não é verdade, não mesmo!".

Porém, mesmo que gostasse muito da recepção positiva de seus leitores online, Aline possuía o sonho de publicar seu livro por uma editora e alcançar outros públicos, assim como ter a versão física da sua obra.

"Esse é o prestígio que uma editora te dá. A próxima vez que alguém perguntar onde vende o meu livro, posso responder com propriedade: em todas as livrarias do Brasil", ela termina.

Angel´s Blood, sua obra de estreia, foi lançada pelo Grupo Editorial Coerência na FLISP 2020 no dia 08 de novembro.

Sobre o livro

Anjos e demônios, cupidos e humanos.

A trama fantástica de Angels Blood nos conta a história de Fly e Melody, dois anjos cupidos que precisam lidar com os humanos e com seus próprios sentimentos.

Quando Melody se apaixona por um humano, o que é estritamente proibido, Fly faz um pacto com Lúcifer para se vingar dela.

Da união e da vingança, uma criança hibrída nasce.

Sobre a autora

Paraibana natural de Uiraúna, Aline Silvestri, 29 anos, é desenhista, escritora e reside em Portugal desde 2019, onde cuida de idosos.

Apaixonada pelo mundo dos quadrinhos e mangás, começou sua carreira com as ilustrações e a partir delas surgiram suas histórias.

Aline é autora das duologias Angel's Blood e Black Ruby.