Cinema in Concert com regência de João Carlos Martins une o cinema à música sinfônica em um espetáculo audiovisual

Créditos: Alê Catan

O Cinema in Concert, com regência do maestro João Carlos Martins, direção artística de Carlos Mamberti e videocenário assinado por Richard Luís, tem novas apresentações agendadas.

No dia 24 de outubro (sábado, às 20 horas), o espetáculo acontece no MIX Drive-in, em Barueri (SP), e no dia 07 de novembro (sábado, às 20h), no Garden Concert Brasil (Mooca Plaza Shopping) em São Paulo, capital.

O espetáculo, que traz uma dinâmica edição de imagens de filmes em sincronismo com a música executada, será apresentado nos formatos DRIVE-IN e ON-LINE em ambas as sessões.

Os ingressos presenciais (em veículos) serão apenas para a região de São Paulo, até um raio de 80 km.

A partir de 80 km, para todo o Brasil, os ingressos serão disponibilizados somente para apresentação virtual, com transmissão pelo site ou app da Sympla.

Muito antes do cinema falado, a música já estava presente nas telas. Originalmente, era por meio de apresentações ao vivo de pianistas ou pequenas orquestras, durante a projeção.

E nunca mais a música foi desvinculada da telona. Algumas trilhas são verdadeiras identidades sonoras das películas e, imediatamente, são reconhecidas nos primeiros acordes.

É fácil reconhecer, por exemplo, a melodia romântica de E o Vento Levou, os violinos sincronizados de ET - O Extraterrestre ou o grave do violoncelo que dá o clima de suspense à Tubarão.

Entre os demais filmes homenageados estão: Luzes da Ribalta, O Poderoso Chefão, Cinema Paradiso, Nasce uma Estrela, Indiana Jones e 007 e outros.

Amantes incondicionais da arte do cinema, o maestro João Carlos Martins e diretor artístico Carlos Mamberti (mesma parceria de Concerto para João) idealizaram o Cinema in Concert.

"Foi durante os seis meses de convivência na coxia de Concerto para João que tivemos a ideia de reunir música, cinema e iluminação em um mesmo espetáculo. E, ali mesmo, o projeto foi tomando forma", declara Mamberti.

O concerto reúne os grandes clássicos do cinema mundial à tecnologia da videocenografia para apresentar um programa com temas de filmes inesquecíveis que marcaram para sempre os amantes da sétima arte.

No palco, maestro e orquestra, formada por 32 componentes, conduzem o público pelas emoções provocadas pelos acordes que vão muito além das trilhas sonoras do cinema.

Várias canções ganham o reforço das vozes ímpares do tenor Jean William e da soprano Anna Beatriz Gomes e, em alguns números, João Carlos Martins assume também as teclas do piano, arrebatando a plateia.

"Todo filme conta com uma trilha sonora que ajuda a guiar a emoção de quem assiste. Nos dias de hoje, é impossível de se imaginar no cinema uma cena de amor, suspense ou paz sem a música. No Cinema in Concert o público tem a oportunidade de 'ver' ao vivo as músicas dos clássicos com essa combinação de interpretação sinfônica e videocenografia, somadas à emoção do escurinho do cinema", declara o maestro.

"O prazer de realizar este espetáculo passa pelo encantamento. O público fica totalmente seduzido pela maravilha do som da orquestra junto ao visual de luz e imagens do cinema que invade o palco", finaliza Mamberti.