Special Olympics Brasil celebra o mês de setembro

Créditos: Divulgação

A Olímpiadas Especiais Brasil, movimento global sem fins lucrativos, centrado no desporto, celebra o mês de setembro que, além da floração das plantas e das árvores, carrega duas lutas importantes para o movimento da pessoa com deficiência no país: No dia 21, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e, no dia 22, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico.

Atualmente, em torno de 3% da população mundial tem deficiência intelectual, isso significa que é a maior população com deficiência do mundo, no Brasil esse número é de aproximadamente seis milhões de pessoas.

Com cerca de 32 mil atletas treinando e 25 mil competindo durante todo o ano, a OEB se prepara para celebrar a luta e a vida de seus atletas.

Oficializado em 2005, o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi escolhido próximo à primavera, pois representa o nascimento e renovação da luta, que surgiu como forma de garantir a integralização da pessoa com deficiência na sociedade de forma igualitária e sem preconceitos.

Já o Dia do Atleta Paralímpico, dá sequência às comemorações das Olímpiadas Especiais Brasil.

Instituída em 2012, no Brasil, a data se deve por conta do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), fundado em 22 de setembro de 1989.