Dia da Infância: Entenda a importância das crianças brincarem, se fantasiarem e criarem histórias

Créditos: Pixabay

Você sabia que no dia 24 de agosto, próxima segunda-feira, se comemora o Dia da Infância?

Esta data foi criada pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para promover reflexões e debates sobre como as crianças estão vivendo no mundo. Já é comprovado que é de extrema importância que bebês e crianças sejam estimulados a brincarem.

"O brincar é fundamental para a formação da criança. pois ela se se apropria da realidade, estabelece as suas relações sociais e utiliza toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva", explica Rogéria Sprone, diretora pedagógica do Colégio Joseense.

"É no brincar que a criança se desenvolve. Ali ela descobre do que gosta, do que não gosta, o que lhe é fácil e o que não é, como ela se sente em relação aos colegas nas brincadeiras, que papeis ela tende a assumir. Sem perceber a criança começa a se conhecer e conhecer o mundo que a cerca, desenvolvendo criatividade, coordenação motora, raciocínios lógico e abstrato, entre outras habilidades fundamentais para um crescimento sadio. A amplitude do repertório de um adulto começa nas brincadeiras da infância.", complementa Graziella Soubhia, idealizadora da feira infantil Baby Bum.

"Quando brinca de faz de conta, a criança assume papéis, desenrola um enredo e constrói interações. Através dessa representação ela demonstra sentimentos, angústias, alegrias, incômodos e suas impressões do dia a dia. Elas conseguem expressar suas dificuldades, contradições e se sentem motivadas a lidar com o acaso, uma vez que a história é construída no desenrolar da brincadeira", complementa Rogéria Sprone.

Confira algumas dicas da diretora pedagógica Rogéria Sprone para esse momento de quarentena:

Nesse momento de pandemia é importante que a criança tenha alguém para brincar junto e interagir em diversas atividades: Criação e contação de histórias, jogos, fantasias, exercícios de movimento (pega-pega, esconde-esconde, entro outros).

Nesse momento vale a interação e criatividade da família.

Sobre a Baby Bum

Com mais de 15 anos de tradição, a Baby Bum, referência no setor de feiras infantis, se adaptou ao momento que o país vem passando em decorrência da Covid-19 e agora lança a versão Baby Bum Online.

No portal, que já está no ar, é possível encontrar mais de 25 marcas expondo seus produtos.

Considerada pelos consumidores como um evento moderno e descolado e que atrai pessoas do país inteiro, essa é a primeira edição online da Baby Bum.

Vale destacar que a Baby Bum Online reúne trabalhos autorais feitos, em sua maioria, por mães e pais empreendedores a partir da experiência e do amor à maternidade!

Sobre o Colégio Joseense

Fundado em 1990, o Colégio Joseense tem como compromisso de formar cidadãos inseridos em um contexto de mundo globalizado, que muda e se desenvolve com grande velocidade amparados pela tecnologia.

Em 2006, foi inaugurada a segunda unidade mantendo os mesmos valores e princípios.

O colégio adota um ensino progressista, embasado nos maiores pensadores, onde os professores se tornam facilitadores dos processos de aprendizagem.