Slacklife: A vida por um fio

Créditos:

Victor Hugo Cavalcante: Muito obrigado por nos conceder esta entrevista e gostaria de começar perguntando: Quais são os principais objetivos do Slackline e quais as principais vantagens da prática dessa modalidade esportiva para a mente e para o corpo?

Breno Grava: Primeiramente Obrigado eu por me dar a oportunidade de falar sobre esse esporte maravilhoso que só tem a crescer. 

Bom o objetivo do Slackline e proporcionar o indivíduo, uma melhora na concentração, equilíbrio, força, postura, consciência corporal.

O Slackline é um esporte muito dinâmico, pois tem varias opções como ótimos benefícios a saúde do corpo e da mente e totalmente inclusivo, divertido e realmente um esporte pra todos, sempre alertando as pessoas para optar por equipamento adequado, lugar, e um profissional que possa orientá-lo.

Para você qual é o maior segredo e a melhor dica sobre a prática do Slackline?

Acho que o maior segredo é foco, atenção, a concentração em si, Slackline é um estilo de vida, costumo falar que a vida é uma grande corda bamba e que você precisa ter que voltar, parar, ir pra frente. Cair várias vezes e levantar.

O esporte iniciou-se em meados dos anos 1980 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para equilibrar-se e caminhar, enquanto que no Brasil, o esporte popularizou nas praias do Rio de Janeiro em 2010, espalhando-se por todo o Brasil. Como a área de preparador físico e personal trainer vêm utilizando esta modalidade em prol da saúde corporal?

O Treinamento funcional e o neo pilates vem usando esse esporte para treinamento

Do Core (abdômen), pois usa exercícios isométricos em uma base instável, gerando um fortalecimento profundo e eficaz no abdômen, e também treinamento de propriocepção. E lembrando sempre com orientação de um profissional QUALIFICADO E FORMADO.

Como dito anteriormente os benefícios do Slackline vão muito além do físico. O esporte também trabalha muitos atributos psicológicos, principalmente o equilíbrio e concentração. Fazer Slackline requer um alto nível de disciplina, o que a pessoa aprende na fita e leva ao resto da vida, vivendo sempre em busca do equilíbrio saudável. Neste sentido, esta prática é uma lição para a vida. Desenvolve a paciência e capacidade de superar dificuldades, o que ajuda os praticantes em todos os aspectos da vida. Afinal, para você a popularização desta modalidade veio graças aos benefícios mentais e corporais ou mais por hobby mesmo? Por quê?

Em minha opinião foi uma ligação de vários fatores onde viram que não era só andar sobre uma fita, que tem muita coisa a se trabalhar e mostrar para o mundo, e aí cada um leva para o lado que acha mais interessante!

O Slackline têm diversas modalidades, tais como a Trickline, onde geralmente é praticado a partir de 60 cm de altura e permite a realização de manobras com saltos e equilíbrio extremo, exigindo bastante preparo físico e treino, Jumpline onde se pratica acrobacias acompanhadas com saltos e etc. No Brasil qual é a modalidade mais reconhecida?

No Brasil e no mundo o mais praticado é o trickline, pois é onde chama mais atenção.

Pelas lindas manobras, e foi onde alavancou o esporte em minha opinião!

Qual é a melhor forma de um aspirante começar a praticar esta modalidade? Existe algum campeonato nacional ou internacional de Slackline? Você já participou de algum? Por quê?

Essa modalidade tem campeonatos regionais, brasileiros e mundiais, além de contar com Federações e empresas que investem muito nesse esporte.

E somos muito bem representados, onde Pedro Rafael foi campeão mundial 2015, Giovanna Petrucci, campeã brasileira, muitos nem sabem, mas o Brasil é uma grande potencia nesse esporte tanto no masculino quanto no feminino.

Não, minha grande paixão e outra modalidade o longline onde a distancia que está em prova, não sou muito de competir, e também gosto muito de ensinar, então não tenho muito vontade de competir, porém admiro muito.

Quais as principais lesões que podem acontecer com quem não é experiente nesta prática esportiva?

Entorses são bem frequentes em iniciantes que já querem sair andando pensando que é fácil, sempre falo, é um esporte e tem que ter a preparação certa e a altura certa para começar para cada idade. Não canso de falar sempre com orientação

Como a prática do Slackline age nos músculos, mente, equilíbrio, força, postura e concentração do praticante? Cada pessoa reage de uma forma diferente ou na maioria dos casos a reação é semelhante?

Na maioria das vezes é semelhante, o que pode acontecer é a demora em desenvolver a técnica, entretanto isso vai de cada um, uns tem mais ou menos dificuldades.

O importante e praticar!

Por ser uma atividade corporal nova e contemporânea, é possível trazê-la para dentro das aulas de Educação Física. Os alunos se motivam em praticar algo novo e inesperado, pois muitas vezes estão entediados com conteúdo conservador e tradicional. Mas, afinal além da prática em si, o que os alunos podem aprender com a aula de Slackline?

Olha esta pergunta é muito interessante;

Eu já ministrei algumas palestras sobre o esporte e na apostila já se falava sobre o Slackline onde foi uma surpresa para mim, repetindo o que eu disse anteriormente.

E um esporte de inclusão social pode ajuda a melhorar o convívio o companheirismo de ajudar o colega, a atenção não sala de aula e outros benefícios citados anteriormente.