Prefeito Edinho Araújo profere palestra durante II Congresso de Gestão Municipal em SP

Créditos:

O prefeito proferiu palestra sobre o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, procuradores, servidores municipais e vereadores de todo o Estado de São Paulo.

São José do Rio Preto foi o primeiro município do interior Estado na adesão às diretrizes da ONU, que preveem o cumprimento de 17 objetivos até o final de 2030. Em âmbito nacional, São Paulo foi a primeira a integrar o projeto.

Para implantação e cumprimento do programa, Edinho Araújo criou a Comissão Municipal para os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável mobilizando representantes das secretarias e órgãos municipais, e 25 representantes da sociedade civil, todos através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.

No Congresso de Gestão desta quinta-feira o prefeito fez uma apresentação sobre os compromissos com a ONU e a cidade, e a responsabilidade que assumiu em aplicar o conceito de sustentabilidade envolvendo poder público, empresas, organizações e comunidade em geral. Os objetivos indicados pela ONU, são: erradicação da pobreza; fome zero; boa saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia acessível e limpa; emprego digno e crescimento econômico; indústria, Inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida de baixo d'água; vida sobre a terra; paz, justiça e instituições fortes; e parcerias em prol das metas.

O IPGM é uma sociedade civil que tem por objetivo primordial promover o estudo e o aperfeiçoamento da gestão pública municipal, além de difundir e debater ideias sobre o tema em todo o Brasil promovendo debates, cursos, palestras, seminários e encontros.