Em roteiro pelo interior paulista, excursão do Sesc visita centros históricos do Estado

Créditos:

O interior paulista é repleto de cidades que abrigam um rico patrimônio cultural e natural. A região fez parte dos ciclos do café e das Bandeiras e teve importante papel na história do Brasil. Porto Feliz, Itu, Salto e São Roque são exemplos de cidades dessas épocas, e o Sesc Rio Preto irá explorá-las com a excursão Desbravando os Sertões, de 13 a 16 de janeiro. As inscrições começam na próxima sexta-feira, dia 24, e os valores para participar são R$ 550 (Credencial plena) e R$ 825 (Não credenciados).

Nesta excursão, os viajantes visitam e interagem com os principais pontos turísticos das cidades do roteiro. O Parque das Monções, em Porto Feliz, fica às margens do Rio Tietê, no antigo Porto de Araritaguaba, e envolve o Paredão Salitroso, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e o Monumento das Monções.

Conhecida como a Cidade dos Exageros, Itu é um dos 29 munícipios paulistas considerados estâncias turísticas. A cidade conta com vários monumentos históricos, como o Museu da Convenção, a casa onde ficou hospedado Dom Pedro II, o famoso Telefone Público e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. Também considerada o "Berço da República", no último dia 15 de novembro, dia da Proclamação da Republica, Itu recebeu o título simbólico de capital do país.

Em São Roque, que completa o roteiro juntamente com Salto, serão visitadas as vinícolas da conhecida "Cidade do Vinho". Na cidade de Salto, os destaques são o monumento a Nossa Senhora de Monte Serrat e o Complexo da Cachoeira.

A excursão integra o Programa de Turismo Social, com o qual o Sesc São Paulo busca ampliar o conceito do viajar. Os participantes são estimulados a encontrar um novo mundo, dialogar com outras culturas, integrar-se com os habitantes dos locais visitados, conhecer seu patrimônio natural e respeitar suas tradições.