Ator João Acaiabe, o Tio Barnabé, faz contação de história no Sesc Rio Preto

Créditos:

A criançada tem encontro marcado no Sesc Rio Preto na tarde deste domingo, dia 19, com o ator João Acaiabe. Famoso por interpretar o Tio Barnabé na segunda versão do Sítio do Pica-pau Amarelo, exibida pela Rede Globo nos anos 2000, o ator está à frente da contação de história Contando e Encantando com a África.

Na atividade, ele propõe às crianças alcançarem os mais fantásticos mundos através do imaginário, trazendo, com o poder da oralidade, contos e lendas africanas. As histórias são apresentadas com o intuito de despertar e provocar reflexões sobre importantes questões do dia-a-dia.

Natural de Espírito Santo do Pinhal, no interior paulista, João Acaiabe começou a carreira aos 16 anos, como locutor de rádio. O interesse pelo teatro surgiu a partir do contato com o circo que passava em sua cidade. A ida para a Capital ocorreu aos 18 anos. Lá, ele ingressou na Escola de Arte Dramática (EAD). Em entrevista recente, Acaiabe revelou que era o único negro da sua turma.

O ator possui mais de 40 anos de carreira. Ao longo de sua trajetória, participou de dezenas de espetáculos teatrais e de filmes, além de diversos trabalhos na televisão. Na TV, interpretou outros personagens marcantes, como o cozinheiro Chico, na novela Chiquititas, do SBT, e o contador de histórias do extinto programa Bambalalão, da TV Cultura.

Contando e Encantando com a África integra a programação do especial Negrura que, no Mês da Consciência Negra, evidencia a representatividade do negro nas mais diversas expressões artísticas. A atividade começa às 15h e a entrada é gratuita.