Folkeando com Rotary Americana: Parcerias que Salvam Vidas

Créditos: Divulgação

Victor Hugo Cavalcante: Primeiramente agradecemos por nos conceder esta entrevista e gostaria de começar perguntando: Como surgiu a ideia de fazer uma parceria com a CVV (Centro de Valorização da Vida) e qual é a importância de cada vez mais organizações como o Rotary fazerem parcerias com a entidade que combate ao suicídio?

Rotary Americana: Sempre soube dos números altos de suicídios que tem na nossa cidade, e tive um pouco mais referente a depressão, quando minha namorada, Ana Barufaldi, que é psicóloga e faz voluntariado no CVV me contava o numero grande de ligações que recebiam por dia, e quão alto esta esse tema em nossa cidade. Trazer o CVV perto de nós era um projeto antes mesmo de assumir a presidência, eu, através da Ana, sabia as suas dificuldades, e de uma maneira ou de outra queria ajuda-los.

Victor Hugo Cavalcante: Explique-nos mais sobre como funciona esta parceria feita com a CVV.

Foi feito uma roda de conversa, a onde ali junto com psicólogos voluntários e o pessoal do CVV, nós acolhemos pessoas em estado de depressão, essa roda é feita toda ultima quinta feira do mês, liderada pelas psicólogas, aonde acolhem, e se necessário encaminham para tratamento especifico e individual.

Victor Hugo Cavalcante: O primeiro encontro da iniciativa em conjunto entre o Rotary Club de Americana e o CVV (Centro de Valorização da Vida), ocorreu no Edifício Rotary, no dia 28/08 às 19h30. Como foi o feedback dos palestrantes e do público?

Ver as pessoas saindo de lá nesse dia, abraçando um aos outros, por um segundo dando risadas e tendo um companheirismo, nos deu conta que nosso objetivo foi alcançado.

Victor Hugo Cavalcante: Quais as próximas ações com a missão de prevenção ao suicídio que o Rotary fez e fará em parceria com a CVV, em projeto solo ou com outras entidades?

O Rotary de Americana, junto com Interact e Rotaract, com apoio do CVV Americana, realizou dia 25/09 uma palestra Vamos falar sobre suicídio?!, ali onde reunimos diversos profissionais especialista no tema de varias formações diferentes, entre eles um medica psiquiatra, uma psicóloga, um oficial da policia, um enlutado do suicídio e uma tentante do suicídio. Reunimos 400 pessoas, no Teatro de Arena em Americana, aonde ali por 2h30 de palestras aconteceu um bate papo sobre esse tabu, que é tão difícil falar.

Nossa ideia é todo mês de setembro fazer campanha de prevenção e posvenção ao suicídio, sabendo prever e aprendendo como lidar caso essa tragédia aconteça. Por isso já temos data para o próximo ano que será dia 12/09/2020 no Teatro Municipal, aonde ocorrera um simpósio, com mais palestrantes e um publico maior estimado.

O Rotary, esta tentando lutar pela vida. E mostrar que cada um de nos é importante para o mundo, cada um tem seu valor, e o mundo sentiria a falta se alguém for embora!

Quero que Americana seja referencia em combate ao suicídio, e não ter esses números elevados que estamos tendo. Se conseguirmos salvar uma única vida, todo nosso esforço valeu a pena.