Parceria entre ABDA e Unesp alia esporte e ciência

Créditos: Site Abda

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) firmou parceria com o Laboratório de Fisiologia e Desempenho Humano (LAFIDE) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) para a realização de experimentos científicos junto aos atletas da associação, dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, mestrado e doutorado.

A parceria idealizada, no início de 2019, pelo coordenador do LAFIDE professor Dr. Alessandro Moura Zagatto, o mantenedor da ABDA Claudio Zopone e o coordenador da ABDA Vinicius Marques envolve as modalidades polo aquático, natação e atletismo.

"A ideia foi fortalecida por trabalhos anteriores realizados pelo LAFIDE na ABDA, publicados em revistas científicas internacionais importantes para a área de ciência do Esporte. Outro ponto é a possibilidade do LAFIDE permitir esse respaldo científico à ABDA", conta Zagatto.

A principal finalidade do projeto Suporte fisiológico para modalidades esportivas da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos é que o LAFIDE realize um suporte científico para ABDA.

Para isso, o projeto conta com palestras de capacitação (seis já realizadas com os técnicos), avaliações físicas e fisiológicas, condução de estudos científicos, dissertações e teses na ABDA. "Além de ABDA produzir ciência, há a aplicação de evidências científicas na melhora do desempenho dos atletas", explica o coordenador do LAFIDE.

Dessas atividades, alguns estudos científicos já foram realizados, como a coleta de doutorado do aluno Gabriel Pinheiro Brisola com a equipe feminina de polo aquático, em estudo envolvendo controle de carga no treinamento.

Também no polo aquático, em maio, foi realizado durante o Campeonato Brasileiro Sub-20 na Arena a utilização de terapia de luz de corpo inteiro para acelerar o processo de recuperação entre os jogos.

Tenda de altitude - Recentemente, atletas da equipe feminina de atletismo da ABDA passaram mais de 30 dias dormindo em uma tenda de hipóxia montada na própria arena ABDA. O equipamento simula estar a 3500 metros de altitude e objetiva o incremento da aptidão aeróbia pelo aumento da massa total de hemoglobina responsável pelo transporte de sangue.

Profissionais e professores da Unesp envolvidos na parceria:

  • Prof. Dr. Alessandro Moura Zagatto (coordenador do LAFIDE);
  • Gabriel Motta Pinheiro Brisola (educador físico, aluno de doutorado);
  • Elvis de Souza Malta (educador físico, aluno de doutorado);
  • Rodrigo Araujo de Poli (educador físico, aluno de doutorado);
  • Yago Medeiros Dutra (fisioterapeuta, mestre);
  • Gabriel Machado Claus (educador físico, aluno de mestrado).

A ABDA conta com o auxílio de seus parceiros: Zopone Engenharia e Comércio LTDA., Z-Incorporações, CVC, Pernambucanas, BNP Paribas, Sabesp, AES Tietê, Tauste, Gasbrasiliano, Isa Cteep, Unimed Bauru, Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte, Grupo Multicobra e Semel.