Diferenças de uma geração: Um bate papo com uma mãe moderna

Créditos:

Victor Hugo Cavalcante: Primeiramente é uma enorme satisfação te entrevistar novamente, e agora em uma casa nova, e gostaria de começar fazendo um conflito de gerações: Quais são as principais diferenças que você enxerga entre a época da sua infância e a infância do JH? No que você acha que melhorou e no que piorou nesta geração?

Evelyn Aline: Obrigada por mais uma oportunidade de compartilhar minhas experiências!! Vejo uma diferença gigantesca em relação a tecnologia, na nossa época não tinha tantas opções. Hoje em dia acho as crianças muito mais espertas, porém por outro lado se não houver controle dos pais, isso se torna um vicio para eles.

O que você passa ou tenta passar ao JH que quando criança você gostava muito de fazer? O que ele acha destas coisas?

Nasci e cresci no sitio, então brincava muito com as coisas simples, banho de chuva, mangueira, ter contato com os animais, brincar de terra, são coisas que acho essenciais para ele e garanto que ele ama e se diverte muito.

Quais as dicas que você daria para as mamães de meninos da sua cidade para fazer algo com seus filhos no dia das crianças? Pretende fazer algum plano, e pretende falar sobre isto em algum vídeo para seu canal?

Digo para aproveitarem o máximo que podem, pois o tempo realmente não perdoa e passa muito rápido. Ainda não planejei nada para fazer no feriado, como o Jh (Pai) trabalha tenho que inventar algo por aqui, ele gosta muito de brincar no parquinho e lá tem um espaço muito gostoso para fazer piquenique, creio que essa será nossa programação. Ainda não gravei nenhum vídeo relacionado.

O que você acha que o JH faz/age durante a infância dele que você agia da mesma maneira?

JH é muito "enjoado" com algumas coisas, ex: não gosta de ficar sujo, tem nojo e minha mãe vive falando que eu era exatamente igual. (risos)

Existe um conselho engraçado que toda mãe fala para seu filho: "Quando você tiver filho aí sim você verá o que eu passo contigo." Afinal, isto de alguma maneira se encaixa contigo e com o JH? Se fosse possível falar com o seu eu criança o que você diria a Evelyn Aline do passado?

Acho que é como os humoristas falam, todas as mães passam pela mesma faculdade, quando nos tornamos mães é automático, repetimos as mesmas frases/conselhos. Ah, se eu pudesse falar com a Evelyn do passado diria para ela aproveitar ainda mais a infância e guardar o máximo de recordações que puder.

O que o JH faz que você não gostava de fazer quando criança? E o que você fazia que ele não gosta de fazer?

Essa é difícil, eu era muito moleca, cresci no sitio e com 2 irmãos mais velhos (meninos) então eu vivia no meio deles querendo brincar com as mesmas coisas. Acho que a única coisa que eu fazia que o JH não gosta é brincar com bonecas.

Se a Evelyn criança te visse agora, o que tu acha que ela poderia falar sobre sua vida hoje? Qual era seu sonho infantil mais impossível de se realizar? E quantos sonhos infantis você realizou?

"Tu caprichou mulher" (risos)... Acho que ela ficaria muito orgulhosa do que nos tornamos, o que sou hoje é graças aquela garotinha que nunca desistiu de seus sonhos. Acho que não tive um sonho impossível. Sempre gostei muito de brincar de casinha e professora. Hoje literalmente brinco de casinha e mamãe. 

Para você existe alguma diferença do modo de sonhar sobre o futuro de crianças da atualidade para crianças de sua época? Por quê e quais sonhos se diferenciam?

Com certeza existe uma grande diferença, acho que muitas crianças hoje em dia crescem um pouco iludidas com o mundo que vivemos, elas crescem em meio a tecnologias e focam muito nesse mundo. Na idade do JH eu sonhava em conseguir andar de bicicleta sem rodinhas (mesmo sabendo que iria ralar os joelhos) (Risos), hoje as crianças sonham com iphone, tablets, brinquedos modernos.