Panem et circenses: Eu também vou reclamar

Créditos: Divulgação

Panem et circenses foi uma política desenvolvida durante a República Romana e o Império Romano.

Até metade do século XX, pesquisadores e historiadores acreditavam que essa política havia sido criada como uma medida de manipulação de massas, onde a aristocracia incentivava a plebe de certa forma ficar desinteressada em política e dar atenção somente para prazeres como a comida, através do pão, e o divertimento, retratado pelo circo.

Hoje no Brasil em plena época de copa muitos se dizem "lacradores" da internet e reclamam de quem assiste a Copa do Mundo 2018, os chamando de alienados.

Breve erro, visto que se fosse levar esta política de pão e circo ao pé da letra, nós seriamos o povo mais alienado do mundo, não por causa apenas de futebol. O povo só reclama quando seu político ou seu artista preferido reclama, ou pior, quando vê alguém reclama e para poder ser reconhecido como o "mititonto" lacrador da internet reclama também.

Ora, você pode odiar futebol ou até achar que o Brasil realmente sofra uma alienação cultural massiva, o direito é seu e não vou tira-lo, mas quanto suas opiniões se tornam modismo, o idiota alienado passa a ser você que as profere.

Hoje para ser modinha basta se fazer de lacrador da internet e ser conhecido como o "diferentão".

Quer realmente fazer diferente? Detesta realmente politica do pão e circo? Pare de ver futebol, pare de ver TV, pare de ver aquela série lacradora da Netflix ou outro site qualquer, e acima de tudo pare de reclamar sobre uma coisa que é paixão nacional.

Afinal, tudo no Brasil hoje é pão e circo, até as eleições (Que aliás estão chegando, então trate de votar direito!!!) são, pois como vemos tanto por aí o que mais se tem na política é PÃO (roubado e dividido) e CIRCO (Em que os astros da palhaçaria somos nós).

Seja sim contra ou favor do futebol, mas acima de tudo saiba separar ESTADO/POLÍTICA de entretenimento até na hora de reclamar.

Só um adendo: Em 2014 fomos roubados descaradamente em nosso país, mas mesmo assim alguns de nós ao final de todo protesto contra ter a copa num país que não tem nem suporte mínimo contra o antro de corrupção massiva soubemos separar futebol e política e torcemos pelo Brasil e nos humilhamos diante da vergonha derrota contra a seleção alemã no fatídico 7X1 então se for botar a boca em algo durante a Copa, que seja na vuvuzela.