Vida de vestibular: livro retrata as dificuldades estudantis de forma cômica

Créditos:

No Brasil, o número de vestibulandos não é brincadeira. São 615.296 que concorrem nos dez maiores vestibulares do país (na sequência: USP, Unesp, UFRJ, Uerj, UFMG, Unicamp, UFF, Unirio, UFPE e UFC, segundo reportagem da Revista Mundo Estranho). Outra forma de ingresso que vem ganhando ainda mais destaque ano após ano é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Além dos estudos, é preciso manter atenção constante aos prazos de inscrições, pagamentos de taxas e das próprias provas. As burocracias do processo podem se tornar verdadeiras atrocidades em caso de esquecimento! Quantas vezes já se viu reportagens mostrando estudantes aos prantos no portão do local de prova porque perderam a hora?

Situações como essa (mais comum do que se pensa!) são base para os contos de Vestibulandos - Histórias Tragicômicas, livro da escritora Ivana Arruda Leite e do ilustrador Mauricio Pierro. A publicação, da editora SM, foi construída através de depoimentos concedidos à autora e traz uma linguagem descontraída, que dá leveza a um tema que deixa os jovens tão "pilhados".

Sobre a autora

Ivana Arruda Leite nasceu em Araçatuba, São Paulo, em 1951. Escritora e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo, ela é autora de diversos contos e romances para o público adulto, alguns deles publicados fora do país, e livros infantis e juvenis. Também assinou várias adaptações de clássicos para crianças.

Sobre o ilustrador

Mauricio Pierro nasceu em São Paulo, capital, em 1975. É artista e ilustrador autodidata e designer gráfico, formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desde 2000 tem o próprio estúdio, onde desenvolve materiais publicitários e ilustrações para comics e livros infantis.

Sobre a editora

A SM faz parte de um grande grupo liderado pela Fundação SM, que atua em nove países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana) e é referência em educação em todos eles. No Brasil desde 2004, possui um catálogo ativo de quase trezentos livros de literatura e informativos infantis e juvenis.