Stenio Oliveira apresenta exposição no Espaço Cultural No Arouche

Créditos: Divulgação

Em sua terceira exposição individual, Stenio Oliveira traz um teaser de suas últimas produções, entre elas: Consciências e Constrastes, Primitive, e Croma Sutra. Com discussões junguianas, sócio políticas, espirituais, do kama sutra e teoria das cores. A mostra, com painéis de grande e médio porte e algumas luminárias, é marcada por mixed medias incríveis. O uso de resinas e materiais que provocam o olhar e o tato dão um tom de tapeçaria orgânica para quem observa.

"A maneira fantástica, colorida e espiritual a qual eu vejo o mundo me toca profundamente. E é nessas experiências que crio uma conexão ritualística com minhas produções. É também nessas experiências que nasce uma intimidade sensível entre mim e minha obra, algo de desejo, reverência, rebeldia e emoção" diz Stenio sobre sua arte.

Sobre o artista

Stenio Oliveira é um artista contemporâneo intenso e ritualístico, sua sensibilidade com cores e formas sempre esteve presente em sua vida desde a infância, quando se entretinha no jardim de sua casa observando o comportamento de pequenos animais e preparando suas poções mágicas.

A espiritualidade, drama, o subconsciente e o interesse pelo existencialismo fazem parte de seu processo criativo, em que destaca o movimento das cores, e formas orgânicas, as quais experimentam as mudanças de estados e as questões intrigantes da matéria. Sua personalidade intensa, eclética e sem fronteira, reflete diretamente em suas obras, e pode ser vista nas cores fortes e exploração de materiais diversos, formas e texturas que apresentam provocação visual e semântica ao expectador.

Admirador de grandes artista como Miró, Willem de Kooning, John Chamberlain, Niki de Saint Phalle, Jean Dubuffet, e no Brasil, Henrique Oliveira, Tunga e Iberê Camargo, Stenio procura criar um universo o qual nomeia de arte figurativa orgânica, trazendo uma nova maneira de ver a figuração, com formas que lembram lugares, seres humanoides ou organismo coloridos em vida.