Projeto cultural leva contação de histórias com música e oficina de artes para crianças

Créditos: Divulgação

Já está nas ruas o Projeto Cultural Brasil e Brasileiros - Conhecer para amar e respeitar que vai levar, gratuitamente, contação de histórias com música e oficina de artes para cerca de três mil crianças distribuídas entre três distritos do município de Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

O projeto envolve o lançamento dos livros infantis Potiara e Akuan, o peixinho curioso, que abordam a preservação do meio ambiente, a amizade e as etnias que formam o povo brasileiro, ensinando a todos a respeitar e cuidar da natureza.

O livro Potiara conta com ilustrações da autora, atriz e produtora cultural Cláudia Coelho, e o livro Akuan, o peixinho curioso conta com imagens construídas com bonecos e animais produzidos em feltro, estimulando o artesanato da região através da artista Bianca Mattos.

O lançamento e a turnê de apresentação das histórias e oficinas acontecem durante os meses de março, abril, maio e junho, tendo início em escolas municipais da região agrícola, alcançando a localidade de Água Quente no segundo distrito, em seguida Venda Nova, no Sobrado José Francisco Lippi, e logo após nos bairros do primeiro distrito do município.

Assim como as publicações, as oficinas de contação de história e de artes, Potiara e Akuan, o peixinho curioso abordam vários temas como a proteção à natureza, o cuidado com os animais, o respeito aos mais velhos, a amizade e a cooperação entre pessoas da comunidade, entre outras, de forma lúdica, indo ao encontro do problema representado pelo desmatamento, assim como a extinção de diversas espécies da fauna e da flora brasileira como consequência.

Repleto em ilustrações, com linguagem simples e diversificando em livro para colorir e livro colorido, acompanhado de um CD audiobook para alunos com necessidades especiais, livros em Braille e presença de intérpretes de libras em situações em que há crianças com necessidade auditiva, instrumentos que ajudam a contar a história, ao som de músicas especialmente compostas para os livros.

Cláudia Coelho busca com esse projeto sensibilizar as pessoas, principalmente no incentivo à leitura, a importância de cultivar valores e virtudes entre as crianças, a busca da superação, cooperação e criatividade para uma vida com mais qualidade.

"A minha proposta é levar a arte, a cultura, a literatura e o prazer de ler para crianças que tem pouco ou nenhum acesso a esses fatores, contribuindo com o fomento à arte, a valorização da literatura como meio de aprendizado, lazer e sustentabilidade.", explica a autora.

O projeto termina com eventos, abertos ao público, entre 29 e 31 de julho.

Nos dias 29 e 30, o evento será na Casa de Cultura, em Teresópolis.