I Festa da mandioca em Ouroeste

Créditos:

O evento que é 100% beneficente contará com dois dias de festa cultural de muita arte, gastronomia e agroecologia. E também conta com a participação do Rotary Ouroeste, Lions Clube Ouroeste, Projeto NED, Maçonaria, Escola Sansara Singh Filho, Paróquia São João Batista, Paróquia Nossa Senhora do Carmo e Gapa Ouroeste - Grupo de Amigos na Proteção Animal além de contar com o apoio da Câmara Municipal de Ouroeste e a Prefeitura de Ouroeste.

Toda a renda arrecadada será revertida igualmente para as entidades que participaram do evento.

Dentre as apresentações do primeiro dia, estará o grupo Belly Dunas, senhoras da terceira idade do CCI de Ouroeste, com a composição de performance fusão árabe cigana, demonstração de força e agilidade no melhor da idade.

No evento o grupo estará se apresentando com uma coreografia performance arte, retratando a tradição das mulheres Ciganas Quintana, responsáveis pela venda de tecidos finos em praças e feiras, repassada atentamente pela matriarca da comunidade.

(A dança nasce com eles no momento em que abrem os olhos para enfrentar a dura vida de cigano. Desde criança os ciganos ouvem e dançam as seguidillas, a rumba, as alegrias e o flamenco - ritmos e sons tradicionais - produzidos pelas guitarras, violinos, violões, acordeões, címbalos, castanholas, pandeiros, palmas das mãos e batidas dos pés, que aprendem desde cedo com parentes e amigos nas festas da kumpania. Não existem ciganos profissionalizados através da dança cigana e sim aqueles que fazem apresentações apenas para divulgar esse lado tão belo e cheio de magia dessa tradição que a todos fascina.).

Ciganos não frequentam academias nem aulas de dança, pois quando dançam, o fazem com a alma, o coração e os movimentos naturais do corpo, sem nenhuma coreografia pré-concebida.

Sobre a apresentação do Belly Dunas e sua história, Wera Lucia Muniz, criadora do grupo, afirma:

"BELLY DUNAS é um grupo formado por mulheres da terceira idade do CCI de Ouroeste, com idade entre 68 a 84 anos, que se dedica a atividade física, na modalidade Dança do Ventre, em um projeto social particular que tem como foco principal a valorização da vida e inclusão social, resgatando a autoestima, como complemento a tratamentos de saúde e terapêuticos. A dedicação do grupo já vem de alguns anos, com aulas semanais e apresentações em eventos de vulto na área da dança, como o Mercado Gitano e Mercado Persa, na cidade de São Paulo, eventos da Promoção Social entre municípios, participação em edições do JORI (Jogos Regionais dos Idosos)."

O evento tem início a partir das 20:00 horas de sexta (1º de setembro) e vai até sábado (02/09). Sendo a programação do primeiro dia definida da seguinte maneira:

                               Dia 01 (Sexta Feira)

Danças Típicas - 20:00 horas;

Banda Força do sol - 21:30 horas.
Dani e Danilo - 22:30 horas;
Grupo Belly Dunas (Sem confirmação).