Festival de Teatro Adolescente abre seleção para Produção Jovem do evento

Créditos: Reprodução/Internet

Até o dia 26 de agosto de 2021, estão abertas as inscrições para vagas remuneradas na organização do III Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil, a versão brasileira do festival criado na Argentina, que visa promover um encontro para o protagonismo jovem por meio do teatro e incentivar o teatro adolescente do país.

Para se inscrever no Chamamento "Produção Jovem" é necessário ter idade entre 16 e 25 anos no momento da realização do Festival e disponibilidade para trabalhar de modo on-line durante o mês de setembro.

"Atentos à importância do protagonismo jovem nas mais diversas esferas do festival, concretizamos desde nossa segunda edição o espaço para a Produção Jovem. Além de apoiar a execução do projeto, esta troca busca promover a mediação do festival a partir de pontos de vista da própria juventude em uma troca geracional pedagógica.", comenta a Organização do VQV Brasil.

O Festival irá remunerar as pessoas selecionadas para integrar a equipe do evento com uma bolsa-auxílio no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), uma forma de garantir que a participação da Produção Jovem no evento aconteça em um ambiente estruturado com bases pedagógicas, pela conformação de um espaço formativo e acolhedor, mas também valorizando o entendimento da produção cultural como um trabalho.

O Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil, que anualmente é realizado na cidade de Santo André (SP), neste ano foi adaptado para o formato virtual em razão da pandemia da Covid-19.

O III Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos Brasil tem como temática central a celebração do centenário do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire.

A curadoria de toda a programação será pautada na abordagem das pedagogias democráticas.

Além de espetáculos, haverá oficinas, painéis de intercâmbio e encontros com artistas e pesquisadores, pautados pelo tema desta edição.

"Nos preocupamos em observar as diferentes características que garantam que o Vamos que Venimos seja um espaço de intercâmbio entre adolescentes de distintas realidades socioculturais.", finaliza a equipe responsável pela organização do evento.

Sobre o Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos

O projeto Vamos que Venimos surgiu em 2009, em Buenos Aires - Argentina, idealizado pela atriz e arte-educadora Cecília Ruiz com um grupo de alunos adolescentes.

Em 2011 o projeto se estendeu para uma versão nacional na Argentina.

Em 2013 o festival iniciou sua trajetória internacional, através de grupos de diversos países da América Latina.

A primeira edição brasileira aconteceu em 2018, viabilizada através da iniciativa de quatro artistas, Amanda Tavares Dias, Lígia Helena, Paulo Gircys e Thaís Póvoa, educadores e produtores independentes do ABC Paulista.

Em 2020 o jovem Arthur Hideki Okutani passa a fazer parte da comissão organizadora.

As primeiras edições inseriram o Brasil, em especial a cidade de Santo André, nesta rede, articulando a formação artística e social do público jovem de identidade latino-americana.

Uma política cultural que, ao longo dos anos, gerou um movimento onde se veem representadas propostas de jovens frente a contextos sociais das mais diversas comunidades.

O festival já estabeleceu parcerias com instituições como a UFABC, SESC, Secretaria de Cultura de Santo André, Escola Livre de Teatro, entre outras.

Desde 2019 realiza o projeto pedagógico Produção Jovem, para a formação de jovens produtores culturais por meio da prática em diversas áreas da produção do Festival.

Por meio de chamamento público, inscrição em plataforma on-line e seleção pela comissão organizadora, os grupos de teatro jovem contemplados são convidados a integrar a programação, assistir aos espetáculos, participar das oficinas, encontros painéis de intercâmbio ao longo de toda a programação, que é aberta ao público em geral.

As ações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc 60/2021 e tem apoio do SESC Santo André.